Seminários e oficinas de Libras são realizados em prol da comunicação... - Rádio Maanaim
Seminários e oficinas de Libras são realizados em prol da comunicação com surdos e surdocegos na Igreja Cristã Maranata

Seminários e oficinas de Libras são realizados em prol da comunicação com surdos e surdocegos na Igreja Cristã Maranata

Os eventos têm como objetivo expandir a assistência espiritual aos surdos e surdocegos nas igrejas


Mais um seminário foi realizado pela Igreja Cristã Maranata (ICM) diretamente na Língua Brasileira de Sinais (Libras). Desta vez, o evento aconteceu no Maanaim de Governador Valadares, ao longo do dia 09 de novembro de 2019. Além das igrejas da região, houve participantes de Belo Horizonte e Ipatinga, em Minas Gerais, além de membros dos estados Rio de Janeiro e Espírito Santo. 

Seminário de Libras no Maanaim de GV. Foto: igreja local

A integrante da ICM Lorena Ferraz atuou como voluntária na secretaria do Maanaim. Ela informou que houve 20 surdos inscritos, um surdocego e cerca de 300 ouvintes. Esses eventos costumam reunir ouvintes que possuem interesse em aprender Libras para se comunicar com os surdos nas igrejas. Essa intenção é essencial e de suma importância para o convívio entre os irmãos nas congregações. No entanto, não é o único objetivo, O intérprete Fabrini Bragatto, que esteve presente ao evento, apresentou seu ponto de vista sobre a importância de programações como essa. “É fundamental não apenas para conscientizar os ouvintes a aprenderem a Libras, mas principalmente levar surdos aos Maanains e às igrejas com o objetivo de ensinar a eles sobre Jesus e seu amor, anunciar que Jesus voltará para buscar a sua igreja fiel, e que eles também são amados pelo Senhor”, constata. 

Bragatto despertou o interesse pela língua em 2016. Além de aprender a se comunicar em Libras, ele escolheu atuar voluntariamente para que não haja barreiras para o surdo conhecer a Palavra de Deus. Bragatto é fruto de um seminário parecido com o que aconteceu em Governador Valadares. “Decidi me tornar um intérprete num seminário como esse, em Divinópolis. Eu tive o desejo de evangelizar os surdos, levá-los através das minhas mãos a conhecerem o seu salvador”, conta. Após essa decisão, ele participou de uma oficina de Libras da ICM em Governador Valadares e assim se capacitou para atuar como intérprete.
 

Oficina de Libras
 

Culto de abertura da oficina. Foto: igreja local

Assim como Bragatto, membros da Igreja Cristã Maranata têm participado de oficinas de Libras e os frutos têm sido colhidos nas congregações. Como é o caso da região de Queimados (RJ). Uma oficina terá início no dia 23 de novembro na ICM Central e o culto de abertura foi realizado no dia 09. O ungido Tiago Souza está responsável pelo trabalho sob orientação do pastor Elieser da Silva, que está coordenador da região.

Souza constata que esta será a segunda oficina realizada pela ICM de Queimados e que há nove igrejas envolvidas no trabalho, totalizando 42 alunos. Ele conta que o trabalho, assim como os seminários, tem como objetivo expandir o alcance de surdos. “Nós estamos realizando este trabalho em função das evangelizações que fizemos aqui e encontramos algumas pessoas surdas nas ruas. Por termos alguns intérpretes, conseguimos conversar e convidar para o culto, porém precisamos de mais pessoas que consigam interagir para alcançarmos mais vidas para o Senhor”, relata o ungido.

As aulas vão acontecer semanalmente, orientadas por três intérpretes voluntárias, Sulamita Neves, Erli de Jesus e Vera Lucia e com o auxílio de três diáconos, Atos Rosa, Ely de Almeida e Marcos Mineiro. Sobretudo, trata-se da realização de uma obra dirigida pelo Espírito Santo. 

 

Galeria de fotos

{ Seminário de Libras em Governador Valadares e Oficina de Libras em Queimados, RJ - galerias/5030/thumbs/01.jpg { Seminário de Libras em Governador Valadares e Oficina de Libras em Queimados, RJ - galerias/5030/thumbs/02.jpeg { Seminário de Libras em Governador Valadares e Oficina de Libras em Queimados, RJ - galerias/5030/thumbs/03.jpeg { Seminário de Libras em Governador Valadares e Oficina de Libras em Queimados, RJ - galerias/5030/thumbs/04.jpeg { Seminário de Libras em Governador Valadares e Oficina de Libras em Queimados, RJ - galerias/5030/thumbs/05.jpeg { Seminário de Libras em Governador Valadares e Oficina de Libras em Queimados, RJ - galerias/5030/thumbs/06.jpeg { Seminário de Libras em Governador Valadares e Oficina de Libras em Queimados, RJ - galerias/5030/thumbs/07.jpeg { Seminário de Libras em Governador Valadares e Oficina de Libras em Queimados, RJ - galerias/5030/thumbs/08.jpeg { Seminário de Libras em Governador Valadares e Oficina de Libras em Queimados, RJ - galerias/5030/thumbs/09.jpeg
  • Onde
    Governador Valadares, MG, e Queimados, RJ
  • Quando
  • Fotógrafo
    Igrejas Locais
  • Sobre o evento
    Eventos realizados para expandir a assistência espiritual aos surdos e surdocegos nas Igrejas Cristã Maranata

Publicações Relacionadas

Últimas Publicações