História da Igreja Cristã Maranata no Malawi, África - Rádio Maanaim
História da Igreja Cristã Maranata no Malawi, África

História da Igreja Cristã Maranata no Malawi, África

Confira as experiências alcançadas por uma família brasileira neste país


Membros da Igreja Cristã Maranata tem levado ao conhecimento de pessoas no mundo inteiro as revelações que o Espírito Santo concede quanto ao projeto de salvação. Recentemente, a ICM, no aspecto doutrinário, alcançou o país africano Malawi. A primeira igreja foi consolidada no local em 2018, como resultado de uma experiência espiritual vivida por um diácono, Ailme Siqueira, e a esposa, Edinéa Conceição, de Vila Velha, no Espírito Santo.

Começo 

Em agosto de 2017, a família se mudou para o Malawi após o surgimento de uma oportunidade profissional. O contexto envolve experiências. “O que aconteceu na nossa vida foi que se cumpriu uma profecia de Deus. O Senhor tinha dado um sonho, na década de 1980, que alguém me chamava de uma torre alta; um lugar alto. Em 2017, eu recebi um telefonema de uma pessoa me chamando para trabalhar no Malawi. Três meses antes, nós estávamos num culto de quinta-feira e ao orarem pela minha esposa o Senhor concedeu dons. Um deles era uma revelação dizendo que nos mandaria para uma terra muito distante”, conta o diácono.

Ele explica, ainda, mais detalhes sobre o surgimento da oportunidade: “Eu dei um treinamento em 2005 a vários engenheiros. Um deles, o Fabiano, estava como diretor de uma empresa de ferrovia no Malawi. Em 2017, estando o Fabiano conversando com um colega nosso de trabalho chamado Mauro, perguntou por mim. Ele disse: ‘se eu chamar o Ailme, será que ele vem?’ E o Mauro disse que sim. No mesmo instante, ele pegou o telefone, fez o convite e o Espírito Santo me disse: ‘Eis aí o homem que te chamava de uma torre alta’”, relata. 

Consolidação da  ICM no Malawi

Eles foram para um país onde ainda não havia nenhuma ICM e não falavam os idiomas locais, Chichewa e inglês. Preocupado com a comunicação diante dessea dificuldade, Ailme pediu uma palavra a Deus. Ao abrir a Bíblia, o Senhor falou com ele no texto de Jeremias 1:7, em que está escrito: 

“Não digas: Eu sou um menino; porque a todos a quem eu te enviar, irás; e tudo quanto te mandar, falarás.”

Ailme e sua esposa começaram a buscar mais ao Senhor. No começo de 2018, duas pessoas chegaram à casa deles, e disseram que eram pastores. Sendo um chamado Paulo, de Moçambique, país que faz divisa com o Malawi e onde se fala português. Eles estiveram na casa do Diac. Ailme porque um homem chamado João, membro da ICM em Moçambique, falou com o pastor Paulo sobre a Igreja Cristã Maranata e ele, por sua vez, comentou com o seu amigo, pastor Chimwemwe, do Malawi, sobre o que tinha ouvido. O irmão João falou, também, sobre o pr. Ailme, que era da ICM e que estava morando no Malawi. “Eles foram aonde eu morava, chegaram na minha casa e eu perguntei como eles chegaram ali. Eles diseram que estavam procurando o homem de Deus”, relembra o pastor Ailme.

Diante da oportunidade, Ailme e Edinéa começaram a transmitir o que já tinham aprendido. “Nós falamos para eles a respeito da obra de Deus, das doutrinas. Falamos do clamor pelo sangue de Jesus e do projeto redentor de Jesus para a vida do homem”, menciona. Ao final da conversa, dissemos a eles: “Nós vamos a sua igreja”. Então fomos a igreja onde congregava o pastor Chimwemwe, na cidade de Mulanje. 

A partir de então, a igreja de Mulanje passou a estar ligada doutrinariamente à Igreja Cristã Maranata. “Chegamos lá, assistimos ao culto deles e eles disseram para nós: toma conta de nós. Somos Igreja Cristã Maranata a partir de agora. Então tudo começou assim”, conta Ailme. A partir de então, ele começou a pregar nessa igreja em português com um voluntário fazendo tradução simultânea para a língua Chichewa. 

Maranatha Crhistian Church (Igreja Cristã Maranata) em Mulanje. Foto de 2018

Expansão 

Os dois pastores agregaram àquela igreja outras três. Após essa experiência, em 2019 já se tem quatro congregações da Maranata em Malawi. 

Zambeze, Malawi
Lauderdale, Malawi

 

Mpingue, Malawi

 

  • Categorias relacionadas a essa publicação:
  • Aconteceu.

Publicações Relacionadas

Últimas Publicações