De alunos a professores: Projeto Aprendiz em Bela Aurora, Cariacica (E... - Rádio Maanaim
De alunos a professores: Projeto Aprendiz em Bela Aurora, Cariacica (ES), gera experiências na formação de insrumentistas

De alunos a professores: Projeto Aprendiz em Bela Aurora, Cariacica (ES), gera experiências na formação de insrumentistas

Confira relato de experiência e saiba mais sobre a organização local do projeto que acontece há 04 anos nessa área


Em 2019, completou-se quatro anos que a área de Bela Aurora, em Cariacica (ES), deu início ao Projeto Aprendiz Júnior da Igreja Cristã Maranata. A iniciativa teve início na localidade em fevereiro de 2015 e, até o momento, já formou aproximadamente 370 novos instrumentistas. Entre eles, Eron Talisson Dias, da ICM Bela Aurora VII.

Eron Talisson participou da primeira turma do projeto em sua área, aos 16 anos de idade. À ocasião, ele ingressou nas aulas de violino. Porém, o jovem possuía um desvio na coluna denominado escoliose e fazia tratamento usando um colete que só poderia ser retirado para banho. Ele afirmou que aprender o instrumento que ele queria usando o colete era complicado e, por isso, não o utilizava durante as aulas.

O jovem recorreu aos meios de graça para buscar uma benção do Senhor para a sua saúde. Ele fazia madrugadas, jejuns e participava dos cultos ao meio dia e, além disso, contava com as orações da igreja. No mesmo ano, Eron pôde testemunhar que Deus operou em sua vida e aquela enfermidade foi estabilizada, mesmo não seguindo o tratamento durante as aulas de violino. A partir de então, ele não precisou mais do colete. Hoje, Eron é um instrumentista e auxilia na formação de outros violinistas exercendo a função de professor no projeto em que um dia foi aluno.

Assim como esse jovem, outros formandos se tornaram voluntários do trabalho, gerando mais frutos para o louvor na casa do Senhor. São oferecidas aulas de violão, violino, flauta, trompete, trombone, saxofone, bateria, teclado e partitura.

Segundo o integrante da Coordenação do Projeto Aprendiz de Bela Aurora, Pr. José Renato Martins, existe a expectativa de que em 2019 sejam formados em média 85 instrumentistas aptos para tocarem louvores nos cultos. Ele explicou que o projeto, até o momento, é composto por dois módulos e conta com a colaboração de 11 professores, 03 auxiliares dos professores, 04 coordenadores e alunos a partir de 10 anos de idade.

O primeiro módulo tem a duração mínima de um ano e é voltado para iniciantes, aqueles que são leigos e não têm familiaridade com o instrumento. Já o segundo pode ser concluído em dois anos e os estudos são mais aprofundados, portanto é direcionado àqueles que já têm o conhecimento básico do instrumento. Nesse sentido, o Pr. José Renato explicou: “Estamos atendendo a uma necessidade da região. Na medida em que for aumentando a demanda, já há pessoas capacitadas para implementar de outros módulos”.

No dia 29 de setembro de 2019, antigos alunos, professores e integrantes da atual turma do projeto se reuniram em um culto de glorificação a Deus pelas bênçãos que têm sido alcançadas com esse trabalho ao longo desse tempo. O evento aconteceu no Anfiteatro de Bela Aurora e reuniu cerca de 360 pessoas. O Pastor Josias Júnior ministrou a mensagem do culto com base no texto de 1 Samuel 16:17,18.

“Então disse Saul aos seus servos: Buscai-me, pois, um homem que toque bem, e trazei-mo.
Então respondeu um dos moços, e disse: Eis que tenho visto a um filho de Jessé, o belemita, que sabe tocar e é valente e vigoroso, e homem de guerra, e prudente em palavras, e de gentil presença; o Senhor é com ele.”

Todo esse trabalho é acompanhado pela Coordenação da área. Atualmente, o Pastor Vanderlei Pires é quem exerce a função de coordenador. Ele falou sobre a importância desse projeto para a igreja: “É um momento especial que nós estamos vivendo como igreja; essa inclusão social e espiritual. Primeiramente espiritual, que faz com que aqueles que não têm nenhuma função na igreja participem do projeto e sejam inclusos na igreja. Para as crianças também é muito importante porque elas crescem em uma inclusão”, constatou o pastor.  

Está previsto que comece em março de 2020 uma nova turma. As incrições devem ser feitas pelo e-mail: projetoaprendizAB@outlook.com

Confira, abaixo, fotos do culto de glorificação! 

Galeria de fotos

{ Culto de glorificação pelos 04 anos do Projeto Aprendiz na Área de Bela Aurora, Cariacica - ES - galerias/5005/thumbs/01.jpg { Culto de glorificação pelos 04 anos do Projeto Aprendiz na Área de Bela Aurora, Cariacica - ES - galerias/5005/thumbs/02.jpg { Culto de glorificação pelos 04 anos do Projeto Aprendiz na Área de Bela Aurora, Cariacica - ES - galerias/5005/thumbs/03.jpg { Culto de glorificação pelos 04 anos do Projeto Aprendiz na Área de Bela Aurora, Cariacica - ES - galerias/5005/thumbs/04.jpg { Culto de glorificação pelos 04 anos do Projeto Aprendiz na Área de Bela Aurora, Cariacica - ES - galerias/5005/thumbs/05.jpg { Culto de glorificação pelos 04 anos do Projeto Aprendiz na Área de Bela Aurora, Cariacica - ES - galerias/5005/thumbs/06.jpg { Culto de glorificação pelos 04 anos do Projeto Aprendiz na Área de Bela Aurora, Cariacica - ES - galerias/5005/thumbs/07.jpg { Culto de glorificação pelos 04 anos do Projeto Aprendiz na Área de Bela Aurora, Cariacica - ES - galerias/5005/thumbs/08.jpg { Culto de glorificação pelos 04 anos do Projeto Aprendiz na Área de Bela Aurora, Cariacica - ES - galerias/5005/thumbs/09.jpg { Culto de glorificação pelos 04 anos do Projeto Aprendiz na Área de Bela Aurora, Cariacica - ES - galerias/5005/thumbs/10.jpg { Culto de glorificação pelos 04 anos do Projeto Aprendiz na Área de Bela Aurora, Cariacica - ES - galerias/5005/thumbs/11.jpg { Culto de glorificação pelos 04 anos do Projeto Aprendiz na Área de Bela Aurora, Cariacica - ES - galerias/5005/thumbs/12.jpg { Culto de glorificação pelos 04 anos do Projeto Aprendiz na Área de Bela Aurora, Cariacica - ES - galerias/5005/thumbs/14.jpg { Culto de glorificação pelos 04 anos do Projeto Aprendiz na Área de Bela Aurora, Cariacica - ES - galerias/5005/thumbs/15.jpg { Culto de glorificação pelos 04 anos do Projeto Aprendiz na Área de Bela Aurora, Cariacica - ES - galerias/5005/thumbs/16.jpg { Culto de glorificação pelos 04 anos do Projeto Aprendiz na Área de Bela Aurora, Cariacica - ES - galerias/5005/thumbs/17.jpg { Culto de glorificação pelos 04 anos do Projeto Aprendiz na Área de Bela Aurora, Cariacica - ES - galerias/5005/thumbs/18.jpg { Culto de glorificação pelos 04 anos do Projeto Aprendiz na Área de Bela Aurora, Cariacica - ES - galerias/5005/thumbs/19.jpg { Culto de glorificação pelos 04 anos do Projeto Aprendiz na Área de Bela Aurora, Cariacica - ES - galerias/5005/thumbs/20.jpg
  • Onde
    Cariacica - ES
  • Quando
    Dom 29 de Set de 2019
  • Fotógrafo
    Área de Bela Aurora
  • Sobre o evento
    Culto de glorificação a Deus pelos cinco anos do Projeto Aprendiz na Área de Bela Aurora, Cariacica - ES, realizado no dia 29 de setembro de 2019
  • Categorias relacionadas a essa publicação:
  • Aconteceu.

Publicações Relacionadas

Últimas Publicações