Blog

Dia Especial de Ação Social da Igreja Cristã Maranata marca ampliação da abordagem social da instituição

Serviços das áreas médicas, jurídicas, sociais e administrativas foram ofertados em Cariacica, ES

Por: Joacles Costa

A Igreja Cristã Maranata realizou uma ação social emblemática na região da Grande Vitória, Espírito Santo. O evento aconteceu no município de Cariacica, no último dia 16 de julho, das 8h às 17h, com ação exclusivamente voltada para utilidade pública. 

Serviços das áreas médicas, jurídicas, sociais e administrativas foram ofertados.  Quem procurou os guichês locais, saiu satisfeito com a estrutura, organização e rapidez no atendimento. Mais de cinco mil pessoas circularam pelo local ao longo do dia e muitas receberam mais de um atendimento.   

O ato solidário contou com a participação de mais de trezentos profissionais voluntários do setor público e privado. Estiveram presentes também a polícia ambiental, que tirou muitas dúvidas dos visitantes; a polícia de operações táticas com cães treinados; e especialistas do Corpo de Bombeiros, que fizeram demonstrações de combate a incêndio e primeiros socorros. Todos os serviços foram prestados gratuitamente à comunidade. 

Saúde 

Mais de quinze especialidades médicas foram oferecidas, dentre elas: psicológica, clínico geral, atendimento odontológico, oftalmológico, Hemoes (com mais de oitenta doações de sangue), glicose e a disponibilidade de vacina contra a covid-19 e influenza. 

Assistência Jurídica

Na área de assistência jurídica, os voluntários ofereceram orientações financeiras, jurídicas, inclusão digital com emissão de carteira de Identidade, carteira de trabalho, cadastro para o primeiro emprego, atendimento do Procon, negociação com a Cesan (contas de água), EDP Escelsa (contas de energia elétrica), Sebrae (abertura de negócios), Dacasa (serviços financeiros), Caixa Econômica Federal e atendimento a violência doméstica.  

Pessoal 

Também houve atendimento de assistência social como corte de cabelo, recreação infantil e bazar com a distribuição de diversas roupas, calçados e livros, em ótimo estado de conservação. 

Espiritual 

Enquanto os atendimentos eram efetuados, pastores estavam disponíveis para orar e entregar uma mensagem espiritual àqueles que necessitavam; de igual modo, um grupo de irmãos tocava e cantava suavemente louvores no decorrer do período. 

Esta não foi a primeira ação social da ICM, mas, desse porte e formatação, o evento foi pioneiro e representou a ampliação de uma abordagem social da igreja. O objetivo é estendê-la para outras regiões.

Além disso, ao longo dos anos, a instituição tem realizado ações no âmbito social como: trabalho de assistência social na Amazônia, ações de impacto ambiental, ações educativas com o Instituto Bíblico Maranata, envio de recursos a vítimas de calamidades naturais, entre outras. Dessa forma, esse trabalho em Cariacica, ES, foi parte de um projeto maior que é o cumprimento do papel social da Igreja Cristã Maranata.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *