Projeto Aprendiz inaugura aulas on-line para membros da Igreja Cristã... - Rádio Maanaim
Projeto Aprendiz inaugura aulas on-line para membros da Igreja Cristã Maranata

Projeto Aprendiz inaugura aulas on-line para membros da Igreja Cristã Maranata

Os membros podem se inscrever de forma gratuita, sem data de expiração. Já estão disponíveis aulas de teclado e violão


Texto por: Joacles Costa

A Igreja Cristã Maranata (ICM) disponibilizou mais uma opção para os membros realizarem o Projeto Aprendiz — curso que tem como objetivo o ensino de instrumentos musicais para o louvor a Deus nos cultos. Agora, o Projeto também pode ser realizado na modalidade on-line, gratuitamente. O cronograma foi desenhado em um formato objetivo para que os irmãos tenham um ensino coerente com a proposta pedagógica e com um embasamento teórico.

Projeto Aprendiz On-line

Atualmente, o projeto já abrange o ensino remoto de violão e teclado, sem a necessidade de sair de casa e sem data de expiração. O único requisito é obter o instrumento para treino. Os professores monitores são pessoas qualificadas e capacitadas tecnicamente. 

São vinte aulas no total, sendo divididas em cinco módulos, ou seja, cada módulo tem 4 aulas elaboradas com linguagem musical e conteúdos abordados de maneira prática e aplicada. Durante as aulas, são sugeridos hinos e tarefas de casa para que os alunos possam praticar. Conforme explicou o professor das aulas de teclado e especialista em Educação Musical, Weider Martins, o aluno tem todo o suporte pedagógico para se desenvolver e ser autônomo, pois o mais importante do aprendizado é que ele adquira autonomia ao tocar seu instrumento. 

O curso foi pensado de maneira que facilite e ajude os alunos diante de desafios comuns a quem se propõe a aprender.  "O violão é um instrumento um pouco mais desafiador, por causa dos temidos calos nos dedos, que são gerados mediante o constante esforço para pressionar as cordas. Grande parte dos alunos sente muita dificuldade exatamente nesse momento. Por isso, desenvolvemos uma metodologia simples, direta e sucinta, com aulas relativamente curtas, para que o aprendiz consiga absorver a maior quantidade de conteúdo possível, sempre com instruções claras e orientando os irmãos a voltarem o vídeo em caso de dúvida ou enviar por escrito', explica o professor de violão Paulo Henrique Oliveira.

"A grande vantagem do on-line é justamente a possibilidade de acesso ilimitado ao conteúdo, quantas vezes quiser.  A qualquer hora do dia ou da noite, ele pode assistir a mesma aula para fixar o conteúdo.   Dependendo das possibilidades, pode avançar mais rápido, assistindo duas ou mais aulas no mesmo dia," acrescentou o professor.

Projeto Aprendiz no modelo Presencial

Apesar disso, as aulas presenciais também são uma possibilidade valiosa para aqueles que dispõem de condições favoráveis. Desde 2005, a igreja Cristã Maranata dispõe da prática do ensino presencial com o Projeto Aprendiz, com a finalidade de instruir os irmãos no aprendizado de vários instrumentos musicais, sem restrições de idade.  Muitos membros da igreja relatam que têm um sonho de aprender a tocar um tipo de instrumento, quer seja ele de cordas, teclas ou sopro. 

As aulas presenciais são de suma importância para o desenvolvimento do aprendiz. Nelas, há uma interação mais próxima com o monitor, com os colegas e uma conexão de sociabilização mais contínua. O presencial também é saudável no ponto de vista psíquico físico. 

‘’Estou muito feliz e orgulhoso. Não sou pai ainda, mas é como se os alunos fossem todos meus filhos (filhos na fé). Quero vê-los crescendo em graça e em conhecimento, sendo instrumentistas, assim como eu fui incentivado no passado, quando nem existia ainda o Projeto Aprendiz propriamente estabelecido. Eu fui aluno de violão e sei das dificuldades e desafios que cada um de nós passa ao aprende. Mas vou lutar para ajudar na evolução deles, no que for necessário para serem usados nas mãos do Senhor Jesus. Eles serão instrumentistas valorosos para o Senhor’’, relata Juliano Alvarenga, instrutor voluntário de aulas presenciais da igreja de Santa Mônica 7, em Vila Velha, ES.

  • Categorias relacionadas a essa publicação:
  • Notícias.

Publicações Relacionadas

Últimas Publicações